terça-feira, 29 de maio de 2012

Dia do Policial, dia de Luto



Hoje (29/05), é comemorado o "Dia do Policial", contudo, não existe muito a comemorar sendo Policial na Bahia.
Não estou nem a fim de elencar as mazelas que afligem a categoria profissional que mais arrisca a própria vida para salvaguardar a de outras pessoas, levaria dias para finalizar...

Pela manhã, imaginava o que postaria em homenagem ao "meu dia", afinal, ainda sou Policial (até quando o atual governo deixará, não sei), e não vislumbrei nada de relevante, apesar de nosso recente amadurecimento político, ainda estamos longe do ideal.

Quando, no meio da tarde recebo a notícia de mais um assassinato em Salvador, mais uma vida ceifada nesta cidade que respira violência, e qual a profissão da vítima?

POLICIAL MILITAR!

A única profissão que pode trazer sua morte se um marginal descobre.

Sim, porquê muitas pessoas são assassinadas todos os dias, em todas as cidades do Brasil, sobretudo naquelas em que o tráfico de drogas impera, mas o único profissional que é assassinado pela sua função é o Policial, seja ele civil, militar ou federal.



Os Policiais Militares são os mas atingidos por conta do maior efetivo dentre as outras corporações e a atividade fim ser ostensiva, facilitando o reconhecimento por parte dos marginais.

Foi o que aparentemente ocorreu hoje com o Policial Militar Leonilson Santana dos Santos.

O Policial abastecia seu carro justamente quando três homens decidiram assaltar o posto de combustíveis, e por infelicidade, Leonilson foi reconhecido e executado... 

Apenas por ser Policial Militar...

Neste dia do Policial, fica apenas o luto pelo colega, o medo de ser a próxima vítima (de novo?), e a certeza de que para o Governo do Estado, a morte de um Policial Militar, assim como a morte de mais de mil baianos apenas nos cinco primeiros meses deste ano, são apenas números, não vidas perdidas para a violência.

E nada precisa ser feito, apenas discursos vazios de vez em quando, e promessas de intensificação (sic), como se dependesse apenas de mais policiais nas ruas para termos a paz tão esperada (e merecida).

3 comentários:

  1. Sábias palavras irmão, infelizmente neste dia do POLICIAL mais um de nós teve sua vida ceifada por marginais, e pasmem, soube por um colega da faculdade que o HOMEM, CIDADÃO, POLICIAL foi morto provavelmente por Ednelson e JOABE, aquele mesmo que outrora foi detido por uma guarnição da HONROSA 14ª CIPM e o Ten Pm mandou que fosse liberado, inclusive convidando a genitora do ASSASSINO à sede da CIPM para entregá-lo em suas mãos e como se não bastasse acusou os PMs de furtarem uma corrente de prata do marginal. Talvez irmãos, se a conduta do oficial fosse de confiar na guarnição e conduzir o indivíduo para a DP em vez de liberá-lo, haveria possibilidade do colega não ter a sua vida levada por esses criminosos. Agora, o que será da família desse Homem, Filho, Amigo, Pai e PM? O que será que vão falar do rapaz? Será que o TENENTE vai oferecer o ombro amigo, assim como o fez com o marginal e sua mãe? Espero que essa vida de mais um verdadeiro profissional de Segurança Pública não se vá em vão, que sirva para alertar-nos sobre os perigos e para permanecermos na luta por nossos direitos, por melhores condições de trabalho, de vida, de respeito através de um código de ÉTICA!!! Chega de sermos tratados como cães, pois nem mesmo os animais irracionais merecem este tratamento.
    Infelizmente irmãos não posso e nem devo desejar uma boa noite em respeito aos familiares e a memória do GUERREIRO Leonilson Santana dos Santos. Que DEUS te conceda irmão o descanso e a paz espiritual.

    Emerson Suzart

    ResponderExcluir
  2. Não só este nosso companheiro poderia estar vivo, como as outras quase 20 vitimas deste homicida, que sempre é beneficiado pelo judiciário...
    No Brasil, a legislação pune as vítimas, nunca o marginal!

    ResponderExcluir
  3. "A única profissão que pode trazer sua morte se um marginal descobre.

    Sim, porquê muitas pessoas são assassinadas todos os dias, em todas as cidades do Brasil, sobretudo naquelas em que o tráfico de drogas impera, mas o único profissional que é assassinado pela sua função é o Policial, seja ele civil, militar ou federal".

    Uma realidade muito triste e dura, que aqueles que gostam de criticar preferem ignorar.

    ResponderExcluir