sábado, 26 de maio de 2012

Sonho utópico ou desejo subversivo?


Estes dias criei este cartaz, pondo esta frase nesta imagem que vi na net, e no momento em que vi, me imaginei fazendo parte de um cordão de isolamento em uma manifestação justa, partindo em direção aos manifestantes, para integrar-se ao grupo.

Postei na minha página do Facebook, vários amigos compartilharam, então não sou o único louco, tem mais gente com este pensamento por aí...



Dia seguinte um amigo compartilha esta foto acima, onde policiais de Frankfurt, Alemanha, escalados para trabalhar no cordão de isolamento de uma manifestação, tiraram seus capacetes e aderiram aos grupo de manifestantes.

Quase morro de excitação!

Meu sonho utópico (ou desejo subversivo na visão dos poderosos), não é tão utópico assim, existe luz no fim do túnel, alguns corajosos já fizeram.

Sou fã de cada um destes caras, sem nem ao menos saber o nome de qualquer um deles.



Da mesma maneira sou fã deste negão da foto acima. 

Esta lágrima solitária derramada pelo gás lacrimogêneo (e não pela dor como se pode imaginar), simboliza para mim, a maior prova de quê se pode ser policial/cidadão/manifestante, no limite da palavra.

Queiroz, é meu amigo pessoal, no momento em que viu uma mulher sendo agredida pelos militares do exército que fazia o cordão de isolamento na Assembléia Legislativa (durante a ocupação dos PMs em greve), correu em seu socorro, estando DENTRO do cerco.

Foi recebido à gás e tiro de borracha, e não reagiu.

Quando cheguei perto dele para segurá-lo achando que que iria reagir, o que ouvi foi:

"Pode mandar mais gás, pode atirar, eu sou policial, mas soltem a moça!"

Se um dia eu fosse o policial do exército que atirou em Queiroz, após esta atitude honrosa, me sentiria envergonhado... 
Mais envergonhado que pelo simples fato de estar ali.


Logico que isso se aplica para manifestações legitimas, não para balburdia gratuita, não se aplica a briga de torcidas, arrastões ou qualquer manifestação com intuito  de vandalismo ou criminoso.

Por mais que eu seja contra o uso de entorpecentes, isso se aplica à marcha da maconha, tão criticada pela sociedade.

Para mim, cada um daqueles manifestantes, são merecedores de mais respeito que os milhões de usuários que podem estar contra a marcha em frente aos colegas de trabalho, amigos e familiares, mas estão sempre fumando a ervinha...
E soube, que muitos que não são usuários, participam da marcha, em apoio à colegas que são.
Merecem mais respeito ainda, lutam por amizade.

Se as manifestações pacíficas e ordeiras são legais, não deveriam ter necessidade de cordão de isolamento, todas as pessoas teriam a obrigação moral de respeitá-las, sem necessariamente ter que concordar com suas reivindicações.

No mais, corroboro com o pensamento de Santo Agostinho:

"Uma lei injusta não é lei alguma, portanto eu tenho o DIREITO e mesmo o DEVER  de resistir, com violência ou desobediência civil...
Rezem para que eu escolha a última!"

9 comentários:

  1. Meu irmão cada vez que me deparo com uma ação sua, tenho a certeza de que estamos no caminho certo e que nada vai nos tirar essa vontade de contribuir para uma vida em sociedade digna ou pelo menos próxima dos parâmetros satisfatórios. Cara, não me arrependo de nada, e sei que você e o nosso irmão Queiroz também pensam assim, e digo mais, sinto-me orgulhoso por fazer parte deste grupo de guerreiros(TALVEZ SEJAMOS DESCENDENTES DE ESPARTANOS), pois ainda estamos colhendo as dificuldades pós-movimento e a desconfiança de alguns dos nossos, mas tudo isso não passa de uma pequena pedrinha no caminho daqueles que estão aqui pra fazer parte da História. Você é o CARA!!! Valeu por mais esta grande ideia do blog sigo pensando como os Espartanos de 300,para mim é uma HONRA lutar ao lado de Vocês.
    Grande abraço,
    Emerson Suzart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzart, meu irmão!
      Sabe pq vale a pena?
      Quando estamos desistindo sempre vem aquele amigo louco e diz que ainda há esperança, e as grandes lutas são feitas pelos loucos, pelos sonhadores, pelos que não tem medo de tentar fazer dos sonhos realidade.
      Vamos mudar tudo irmão, e enquanto não mudar, vamos dando a cara a tapa pela maioria...
      Nem preciso dizer da honra de ter lutado ao seu lado, e o melhor é saber que sempre posso contar com você!
      Abração!

      Excluir
  2. A nossa força não se esgota irmão, pegam no nosso pé, tentam nos afastar e o que conseguem? Nos unem ainda mais, e o melhor é que a sociedade aos poucos está se dando conta dessas coisas e até o Ministério da Justiça já recomendou a extinção das PRISÕES NO ÂMBITO das POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES, além da adequação dos regulamentos arcaicos à luz da CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, que todos sabem e dizem ser uma Carta Magna cidadã. De verdade, é uma sensação muito boa, saber que alguém vai colher frutos dessa luta, ainda quer não sejamos nós, mas a nossa contribuição nos enaltece.
    Mais uma vez cara, PARABÉNS PELO EXEMPLO E ORGULHO QUE ÉS PARA TODA TROPA E PRINCIPALMENTE PARA A 14ª CIPM LOBATOOOOOOOO.
    Estamos juntos e misturados,
    Suzart

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, querido e virtual amigo não é fácil aos 58 anos de idade, policial civil, pai de familia e cidadão ler e ver estas lágrimas sem se emocionar. Acabo de chegar de viagem, onde fui com vários companheiros interceptar uma quadrilha que iria sequestrar uma gerente de banco, invadir o DPM e levando os companheiros PM's como refem juntamente com a gerente assaltar a agência bancária, durante a campana fomos por três vezes abordados pelos PM's da cidade que não sabiam da nossa missão e tivemos que nos deitar no chão com as mãos na cabeça e tínhamos que obedecer as ordens porque os parceiros PM's não nos conheciam e não podíamos deixar que nossas identidades fossem descobertas, só depois de conduzidos nos identificávamos e falávamos o que estava acontecendo e, meu amigo, você precisava ver o que era uma verdadeira confraternização entre irmãos. Agora lendo sua postagem, no conforto da minha casa tendo ao lado a minha amada companheira fico pensando: Fazemos tanto pela sociedade, nos doamos de corpo e alma pelos nossos semelhantes e acontecem coisas como essas que fizeram o nosso companheiro lacrimejar, mas tenho certeza que graças a sonhadores como você e tantos outros ainda veremos o sol rair para a categoria policial.l Um grande e afetuoso abraço meu irmão, a você e a todos que horam a nossa profissão.

    ResponderExcluir
  4. Há muito tempo que ouvia certos comentários de que alguns loucos carregavam a PM nas costas. Por mais que tentassem me tirar da mente que mudanças eram possíveis eu nunca desisti de lutar para alcançá-las.
    Quantas vezes nos enveredamos pelas diversas localidades atrás de criminosos portanto armamento que seria capaz de desmontar as nossas viaturas já arrasadas pelo tempo e pelo descaso do estado?
    Quantas vezes nos deparamos com a morte, mas Deus nos protegeu mantendo-nos vivos?
    Quantas vezes fizemos valer os direitos dos outros cidadãos diante da tirania?
    Sem pre me questionava sobre tais condições, sabendo que um dia teríamos que ecoar as nossas vozes.
    Esse momento chegou e, utopia ou não HOJE A TORNAMOS REALIDADE!
    Fico honrado de ter conhecido pessoas dignas de ser chamadas de HOMENS e MULHERES que não se renderam a tirania do Estado exercendo realmente o que todos tem direito, indistintamente da sua condição, ou seja: A CIDADANIA.
    Sou mais um desses loucos que busca incessantemente os direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Athaide, é um prazer ser parte deste grupo de loucos!
      Agradeço a Deus por ter dividido momentos difíceis ao lado de pessoas de bem, e com coragem para enfrentar os poderosos, sem se abalar ou baixar a cabeça.
      Foi muito fácil lutar, tendo amigos como os que eu tenho, não só na minha unidade, mas também os de longe, lutando em vários "fronts", mostrando ao inimigo que não precisamos estar perto para sermos unidos.
      Athaíde, Marcos Vinicius, Boechat, Josafá, Edianari, Augusto Junior, Magalhães, Gilvan, e tantos outros que não caberiam em apenas uma postagem.
      Suzart, Queiróz, China e toda a equipe da 14ª CIPM...
      Não tem como pensar em desistir, graças a companheiros como vocês.

      Excluir
  5. Ivan, Durans é o meu nome de guerra na PC. Creio que você não ligou ao meu perfil Joel Durans Medeiros.

    ResponderExcluir
  6. Claro que sei quem é meu amigo, o homem dos comentários sensatos da Comunidade do Orkut "Quem odeia Policia é bandido!".
    Obrigado por acompanhar meus posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo este texto, eu só posso reafirmar por que tenho grande admiração por você. Como pessoa, profissional e amigo!
      Parabéns!

      Excluir