segunda-feira, 4 de junho de 2012

Não existe trabalho insignificante



"Assim como não existem pessoas pequenas na vida, sem importância, também não existe trabalho insignificante." (Elena Bonner)

Vi esta foto sendo compartilhada pelo Facebook, e não tive como me manter impassível à cena, mas no mesmo momento lembrei-me de um caso em que um psicólogo se passou por gari durante oito anos, e não foi reconhecido por ninguém, pelo simples fato de que nenhum dos seus conhecidos olhavam para os garis...

O psicólogo social Fernando Braga da Costa, vestiu uniforme e trabalhou oito anos como gari para concluir sua tese de mestrado pela USP, mesmo local por onde perambulou varrendo ruas e se sentiu como um "ser invisível". 


Achei muito linda a ideia do pai não demonstrar vergonha e sentir orgulho pela sua profissão, achei muito interessante as pessoas compartilharem a foto, mas quantos de nós percebemos os garis, vigilantes, ascensoristas, vendedores de cafezinho (estes eu percebo longe!) ou moradores de rua?

Estes profissionais estão tão acostumados a não serem notados, que quando a situação foge à regra, se assustam. Vivenciei isso quando desejei um simples "bom serviço, minha amiga" à atendente do guichê d pedágio da rodovia Ba-093, após ela me desejar o "boa viagem", automático e padrão ao entregar o troco.

O sorriso da moça foi um misto de espanto e felicidade, e eu fiquei ruborizado, pois não imaginava que uma frase tão simplória, que repetimos à exaustão aos nossos colegas de trabalho, fizesse tanta diferença quando direcionada a outra categoria profissional.

Voltando à foto da postagem, não seria extremamente valoroso da parte de quem compartilhou a imagem pelas redes sociais, desejar um bom dia quando olhassem e percebessem a presença dos nossos profissionais "invisíveis"?

"Por mais humilde que seja, um bom trabalho inspira uma sensação de vitória" (Jack Kemp)

4 comentários:

  1. Li um artigo certa vez em uma revista que falava sobre a teoria do homem invisível, não é só uma questão de não cumprimentar o profissional dessa área, é de simplesmente ignorar ao ponto de realmente não vê-los, 90% das pessoas que passavam por um gari contratado por essa revista não o cumprimentavam, não o viam ou fingiam não vê-lo.
    Uma coisa é certa: educação vem de berço.

    David Leite.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde a globalização extremamente capitalista impera e o ser humano vale ou melhor, é representado por aquilo que tem e não pelo que é na sua essência.
    Nós policiais, todos os dias nos sentimos assim;invisíveis, insignificantes, inexistentes... e na grande maioria das vezes nos sentimos e somos desprezados por algumas pessoas da sociedade civil pela profissão que escolhemos, e muito pior sofremos tudo isso também no âmbito interno pela posição hierárquica que ocupamos, ou seja, em nosso meio a capacidade, a personalidade, o profissionalismo, enfim todas as virtudes possíveis são medidas em escala hierárquica, e essa prática reflete na sociedade com um todo.
    É de extrema importância, que pessoas como vocês estejam aqui colaborando, melhorando e incentivando à todos na busca pelo conhecimento, ou deveria dizer reconhecimento rsrs, pela afirmação como cidadão em todos os aspectos e não deixando que os obstáculos interrompam a caminhada.
    Concordo plenamente com os textos acima descritos, temos sim que respeitar todos os profissionais que exercem suas funções de forma digna, ainda que as dificuldades para exercê-las sejam muitas.
    Parabéns mais uma vez irmão e um grande abraço,
    Emerson Suzart.

    ResponderExcluir
  3. Favelado e filho de gari da COMLURB RJ , sou o suprassumo do meio.

    ResponderExcluir
  4. Sempre vemos postagens dizendo que os professores são os profissionais mais importantes, pois sem eles seríamos todos analfabetos e sobre o salário vergonhoso que eles ganham. Concordo sobre a importância dos mesmos e reverencio a todos os meus mestres.
    Entretanto para mim, não há profissão mais importante que a do lixeiro e do gari. Sem eles viveríamos literalmente na merda.
    E é verdade, quando não passam despercebidos, vejo pessoas torcendo o nariz para eles, devido ao seu trabalho insalubre. Eles não sabem da importância que eles têm e quase ninguém dá valor!
    Muito bonita a foto, muito bonito o rostinho de orgulho e alegria do menininho!

    ResponderExcluir