quinta-feira, 28 de junho de 2012

Demonstração de afeto, mata!

Quando você vê esta foto, o que te passa pela cabeça?


E quando vê esta abaixo? Pensamentos diferentes aparecem?


Nas duas fotos, estou com meu irmão mais novo. Em ambas, existe demonstração de carinho, existe contato físico entre pessoas do mesmo sexo, contudo, estas duas fotos  podem ter conotações diferentes vistas por desconhecidos.

Temos algumas histórias engraçadas (para não dizer trágicas), por conta desta relação.

Na segunda foto por exemplo, David havia ido junto com a sua esposa e a minha, me buscar no hospital, após mais uma das minhas diversas cirurgias.
Decidimos parar em um restaurante e sentamos de frente às esposas e com as costas para a parede (coisa de "puliça"), e ficamos lado a lado. Eu estava extremamente carinhoso com meus familiares, mais que o normal, e encostei a cabeça no ombro do meu irmão, minha esposa achou bonitinho e tirou a foto.

Percebemos então que um grupo de jovens em uma mesa próxima estava observando, rindo e criticando em tom preconceituoso, censurando o "casal"...

Rimos no início, depois nos incomodamos, pois eles simplesmente esqueceram de curtir o momento deles, para se mostrarem chocados com a cena.

Mesmo que fossemos um casal, isso mudaria a vida de qualquer uma daquelas pessoas?

A nossa conta naquele restaurante seria paga por eles?

Passamos por coisa parecida quando alugamos um apartamento, por eu ser negro (temos muitas histórias por conta disso também), ninguém imagina que somos irmãos, logo, somos um "casal"...

E daí que fossemos?

No dia 24 de junho, oito homens (ou monstros?) agrediram à pedradas, dois irmãos gêmeos de 22 anos, que voltavam de uma festa junina, em Camaçari (BA).
O motivo:
Os irmãos voltavam para casa abraçados e entenderam que eram homossexuais!

Um dos irmãos (José Leonardo da Silva) não resistiu aos ferimentos e morreu no local, o outro (José Leandro da Silva) foi socorrido com afundamento na face, mas não corre risco de morte.

Não parei de imaginar, eu e meu irmão, MEU MELHOR AMIGO, sendo vitimas de um bando de covardes, apenas por sermos confundidos como um casal homossexual. 

Quem deu o direito a estes covardes de tirar a vida de qualquer pessoa por sua opção sexual?



Este mal enraizado na nossa cultura precisa ser descartado o quanto antes, mesmo aqueles que não apedrejam, que não fazem comentários jocosos, que não apontam, enfim, que não demonstram publicamente, precisam se despir dos preconceitos.

O respeito à pessoa, deve ser pleno, irrestrito, totalitário, senão, não é respeito!


Minha primeira esposa era sete anos mais velha, e os olhares se voltavam para nós por onde passávamos.
Na maioria das vezes em que estou em grupo em algum estabelecimento, as pessoas mais claras são atendidas primeiro.
Muitos colegas policiais abordam com mais cautela pessoas negras.
Já me senti um fantasma, quando dois vendedores passaram praticamente ATRAVÉS  de mim, para atender meu irmão no Pelourinho (é meu povo, no Pelourinho), e quando uma terceira finalmente me deu atenção, ainda foi avisada pelo outro:
- "Você é idiota? Este aí é o guia, o gringo é o daqui!"

Coisa foi quando uma senhora insinuou conversando alto com a colega, que eu não tinha vergonha por estar desfilando no shopping de mãos dadas com uma "menininha".
A "menininha" em questão é a minha filha, à época com 15 anos, hoje tem 17, e todo dia é a mesma coisa...

Muita gente faz passeata pela paz, prega a comunhão, ora ajoelhadinho, e faz doação para desconhecidos, mas lá no fundo, ainda é grande o preconceito em nosso país.

O preconceito é uma grande estupidez, pois o meu preconceito, pode ser apenas o reflexo do preconceito do outro, já que sou diferente dele. Ou não...

Em tempo: Hoje, 28 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Orgulho LGBT.

5 comentários:

  1. olá Ivan! Tb sou pm e sabemos que sofremos preconceito tb por tal profissão. Acho interessante vc postar em seu blog esse seu ponto de vista que concordo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. É incrivel como em nosso país a vulgaridade, preconceito, discriminação são exaltados e pessoas de bem, são tratadas com tanto desrespeito. Imagina só meus irmãos não poderem se abraçar pq podem ser connfundidos como casal gay. Que mal há nisso? Te fere em que? incomoda em que? Ahh isso é imoral, o que moralidade nesse país de merda em que vivemos? Mas garanto que se fossem duas mulheres se beijando, a cena não seria tão constrangedora ou chocante. Afinal duas mulheres sempre mexe com a libido de um bando de pervetidos homofobicos... Eu sinceramente me sinto cada vez mais enojada com esse tipo de coisa. Não aceito. Não concordo tão pouco acho normal. E não, não me omitirei na presença de tanto preconceito.

    ResponderExcluir
  3. Sociedade Hipócrita! Pior é que essa mediocridade nunca vai acabar. Mas o fato é que não devemos nos omitir nunca.
    Parabéns Ivan pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Ivan, amei seu blog, nem sei como achei, vc deveria ter me informado!!!
    Gostei muito da postagem e das fotos...
    É por pensar assim que entre a extravagância e a elegância optei pela primeira. Uma versão contemporânea da Dercy Gonçalves, que fala palavrões e emite opiniões sinceras que chocam os moralistas, nem a maternidade nem a idade me fizeram mudar minha forma de pensar e expressar e vejo que você também é assim, só que com a diplomacia inerente aos virginianos.
    Eu já prefiro me misturar aos meus amigos gays, beijar as bocas de minhas amigas, namorar coroas e garotões, divulgar minha fé religiosa pagã, que é diferente da maioria, passear com amigos de todas as etnias, olhar pra quem não gostou com cara de assassina e mandar tomar no cú! Ou apenas dar minha gargalhada de Bruxa... E não escondo nada disso de meus filhos, que não caçoam de gays, de gordos, de negros, de especiais e se orgulham da mãe louca que têm que os ensina a olhar com naturalidade!
    Sua filha, sua família devem ter muito orgulho de você!
    Voltando as fotos, elas me levam ao passado com minha irmãzinha mais velha e me fazem acreditar que meus filhos serão unidos como você e como nós (que tb já fomos confundidas com um casal!). E eles também são fisionomicamente diferentes uns dos outros.
    Ainda tenho a esperança de que um dia, se andarem abraçados, meu filho índio e meu filho galego sejam respeitados por serem irmãos, ou se acharem que se trata de um casal homossexual, já que são tão diferentes, sejam respeitados como pessoas de bem que são e serão.
    É por essas e outras que embora não tenha gostado do conteúdo do kit gay, aprove totalmente a idéia de que seja ensinado nas escolas que as famílias já não seguem o padrão papai-mamãe e filhinhos, coisa que muitas mães falsas-cristãs, pq pra mim cristão de verdade não julga e ama ao próximo, criticam com veemência quando me expresso...
    E só como curiosidade, já citei na cmm que há estudos que revelam 450 milhões de espécies animais que tem indivíduos que tem relações homossexuais, mas só uma que discrimina... quem é anormal então? E isto não é conversa de gay, minha irmã é bióloga e assina embaixo.

    Beijo grande, meu amigo, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir