quinta-feira, 25 de abril de 2013

País que não educa, pode ressocializar?


Vi esta imagem rolando na net, baixei e incluí um "X" sobre o título e um quadro negro com o questionamento:
"Tinha que ser um NEGRO descalço no exemplo?"

Mas isso é o que esperam os que defendem a absurda ideia da redução da maioridade penal. Não é difícil perceber que o público alvo deste projeto são os jovens negros das comunidades carentes. Quem não assume isso, ou é hipócrita ou não sabe nem pelo que está lutando (e não deveria emitir opinião).

Alguns alegam que esta lei é para "proteger" os menores, que não mais serão aliciados para o crime...

Será que não percebem que fazendo isso, os aliciadores irão buscar menores cada vez mais jovens?
Não seria mais fácil apenar os aliciadores?
Não seria mais fácil o Poder Público cumprir sua missão e ofertar o minimo de dignidade para a população, principalmente no quesito EDUCAÇÃO?

Tenho visto declarações tão cômicas (prefiro vê-las assim),  tipo um "guerreiro cristão" convocando outros para este embate (como se Cristo fosse concordar com algo assim) e declarando que após a aprovação para 16 anos, a luta seria para conquistar a redução para 14...



E depois "mente brilhante"? 

Será 12, 10, 6, até chegar ao útero?

Sou Policial Militar há quase 17 anos, e a cada dia tenho visto menores cada vez mais jovens envolvidos em ocorrências, muitas vezes bem violentas, inclusive, já fui baleado por um menor quando tinha poucos anos de serviço. 

Perdi a conta de colegas que tiveram suas vidas ceifadas por menores, na maioria das vezes, cientes que não teriam uma punição "de verdade".

Por isso vou me barbarizar? 

Antes que me mandem "levá-los para casa se estiver com peninha", deixo claro que faço mais que minha parte, me recuso a ser um robô resumido a exterminar jovens negros da periferia a mando do estado e para o deleite de grande parte da sociedade. A mesma sociedade que me condenaria por fazer o que ela adoraria fazer com as próprias mãos, mas não tem coragem...

Não existe politica de ressocialização no Brasil para adultos, pior ainda para menores infratores, querer reduzir a maioridade apenas para punir, é cometer um crime muitas vezes maior que os que motivarão a prisão de muitos menores.

Será que os cidadãos que lutam por esta lei absurda, acham que menores de classe média que queimarem índios e moradores de rua serão presos?
E os que estupram, agridem, traficam, atropelam e matam após noites em baladas regadas a Whisky e energéticos, serão companheiros de cela dos "neguinhos" que roubam seus pais no sinal?

Como um país que não educa, pode ressocializar? 

Pensem bem meus amigos, punir por punir nos faz melhores que os infratores?

Nossos maiores inimigos criaram o que estamos tentando combater, mas a solução é combater a causa ou o efeito?


Nenhum comentário:

Postar um comentário